REUNIÕES DE PAIS - Pastoral dos Ciganos

REUNIÕES DE PAIS

Nos nossos 5 CATL, para além do apoio ao estudo e na elaboração dos trabalhos que as crianças trazem da escola para fazer, temos em cada ano um Programa diferente, que pretende sempre aumentar e diversificar os conhecimentos e se desenrola a partir dum tema.

Para este ano lectivo escolhemos:

 “Comunicação – elemento fundamental para o enriquecimento mútuo, condição relevante para o desenvolvimento global”.

Partindo do reconhecimento da importância da língua para a comunicação, valorizámos o facto de termos uma específica e fomos procurar saber quais as suas raízes ou origem, chegando também à descoberta de que ela é a língua oficial de diversos países, que localizámos nos nossos hemisférios.

E todos acharam interessante constatar que afinal são muitos milhões com quem podemos conversar…

Tendo concluído que, no entanto, é necessário aprender pelo menos mais uma, o inglês, para falarmos com muitos outros milhões de pessoas, que a estudam e falam como 1ª ou 2ª língua, toda a gente aumentou o seu interesse pela disciplina com o mesmo nome.

Mas não ficámos por aqui. Voltando ao português, resolvemos ler um livro, ou melhor o seu resumo, porque o tempo era pouco e, além disso, ler e interpretar nem sempre é fácil.

O Cavaleiro da Dinamarca

Escolhemos “O Cavaleiro da Dinamarca” de Sofia de Mello Breyner.

Mas entrou aqui um elemento aliciante: dramatizar a história e apresentá-la nas reuniões de Encarregados de Educação (E.E.) do 1º período. E elas aconteceram nos dias 17, 21, 22, 24 e 25 de Novembro passado, nos Centros Mestipen, Majari, Siruga, Olipandó, e Verdine, respectivamente. E cada Centro tinha o seu cavaleiro que, tendo conseguido realizar o grande sonho de passar uma noite de Natal na gruta de Belém onde Jesus nasceu, regressou para passar o Natal seguinte com a família; e contou então alguns dos episódios que viveu em diversas cidades, no percurso para o regresso a casa, uma vez que na ida até à Palestina foi sempre de barco.

Percurso do Cavaleiro da Dinamarca

Percurso do Cavaleiro da Dinamarca

E os amigos que conheceu pelo caminho e benfeitores que o apoiaram estiveram presentes nas suas descrições cheias de entusiasmo.

Toda esta história foi apresentada em diversos sketches bem animados, na parte final de cada reunião.

Os E.E gostaram da história e apreciaram os actores. A cada apresentação seguiu-se um lanche animado e os pequenos/grandes actores estavam felizes, pois sentiam que tinha valido a pena o esforço e o empenho.

Para que os leitores fiquem mais próximos destes acontecimentos, juntamos algumas fotos.

Se gostou, partilhe com os seus amigos