PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO! - Pastoral dos Ciganos

PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO!

Parabéns SDL

O SDL está de parabéns! Fez no passado dia 2 de Junho um ano que foi lançada a Página do SDL.

Foi na Academia Portuguesa de História que o nosso amigo e voluntário, Engº Bruno Loureiro, brindou a assistência, constituída por colaboradores do SDL, amigos e a sua Direcção, com a apresentação do site. Fez então uma leitura guiada pelo seu conteúdo, apresentando igualmente as respectivas funcionalidades e potencialidades.

Foi um dia importante para a Instituição. Tratava-se da realização de um sonho. Tratava-se de abrir o SDL ao mundo.

Neste 1º aniversário, é altura adequada para se fazer uma análise sobre os resultados obtidos e o impacto havido no mundo da Web.

Quanto aos conteúdos, carburante que alimenta este tipo de plataforma e lhe propicia maior ou menor visibilidade, fez-se um esforço significativo para dar a conhecer a Instituição, facultando a multiplicidade das nossas actividades e necessidades aos moradores da aldeia global. Assim:

  • Publicámos 25 notícias com impacto muito importante na temática em que se insere a actividade do SDL, numa perspectiva geral do seu enquadramento e valores próprios, que fazem parte do seu ADN;
  • Trouxemos para a plataforma os Jornais dos Centros, a partir do 3º Período de 2015/16, evidenciando a melhoria contínua, quer no seu conteúdo, quer na sua apresentação, com origem nas populações com quem trabalhamos;
  • Enchemos a Galeria com fotografias ilustrativas do nosso trabalho junto das populações carenciadas, mostrando a sua alegria nos momentos das Festas de Bairro, na praia, nos passeios-convívio, nas vistas de estudo, etc., etc..
  • Inserimos, para consulta, na área dos Documentos, os Relatórios e Contas de 2015 e de 2016. Inserimos também, para leitura, os Relatórios de Actividades desses mesmos anos, que são o exemplo demonstrativo da imensa e múltipla actividade realizada pelo SDL;
  • Para uma interacção mais dinâmica com os “visitantes” criou-se, na plataforma, um “convite” para que o internauta pudesse votar no Jornal da sua preferência;
  • Como esta Instituição tem que olhar para as diversas formas de angariar fundos, implementou-se, na plataforma, o “apelo” ao donativo, para que cada visitante consignasse, a favor da Instituição, 0,5% do seu IRS;
  • E como estamos na época das Inscrições dos utentes para as actividades do próximo ano lectivo, deu-se início ao seu processo na nossa página, através do anúncio da sua abertura, quer no Pré-Escolar, quer no ATL.

Estatísticas do primeiro ano.

A este esforço de dar a conhecer a Instituição e da proximidade e interacção que quisemos estabelecer com o mundo da Web, corresponderam resultados que não poderiam ser mais animadores. Pois:

  • Durante o ano tivemos 7064 Visitantes, o que dá uma média diária superior a 19.
  • Os Visitantes realizaram 37407 Visitas à Página, o que dá uma média diária acima de 100;
  • Cada Visitante realizou, pelo menos, em média, 5 visitas;
  • Os temas mais consultados na Página, em termos de TOP 10 foram: 1º Galeria; 2º Jornais dos Centros; 3º Notícias; 4º Localização; 5º Actividade do SDL; 6º Sobre a Instituição; 7º Contactos da Instituição; 8º Orgãos Sociais; 9º IRS 2016 – Faça o seu Donativo; 10º Equipa.
  • Nas 2 edições em que se implementou o processo para a votação no jornal do Centro preferido o nº total de votos expressos foi de 988, sendo de 441 na 1ª edição e de 547 na 2ª edição!
  • Os Browsers mais usados pelos Visitantes, em termos de TOP 3 foram: 1º Chrome; 2º Firefox; 3º Internet Explorer.

Não restam dúvidas de que a resposta dada na Web excedeu as nossas expectativas, o que nos anima a prosseguirmos com este projecto no futuro: (1) que devemos continuar a apostar na melhoria e novidade dos conteúdos, para que (2) através da sua divulgação o SDL seja cada vez mais conhecido e acarinhado.

MELHORAR e DIVULGAR são as palavras-chave.

Eis, portanto, alguns dos grandes desafios a que nos propomos no futuro:

  1. Continuar a diversificar os temas e conteúdos a editar, apostando na sua novidade;
  2. Dobragem de algumas notícias noutras línguas, principalmente as relativas a encontros internacionais, onde participa o SDL, de modo a expandir a visibilidade da Instituição noutras geografias;
  3. Abrir a pessoas fora do SDL a possibilidade de escreverem na nossa Página;
  4. Interagir e obter feedback dos nossos leitores e seguidores.

Matos Fernandes

E para recordar alguns dos momentos passados na APH no dia do lançamento.

Se gostou, partilhe com os seus amigos