Condecoração do SDL pela Câmara Municipal de Loures - Pastoral dos Ciganos
Condecoração do SDL pela Câmara Municipal de Loures

Condecoração do SDL pela Câmara Municipal de Loures


No dia 26 de Julho p.p. o SDL foi condecorado pela Câmara Municipal de Loures com a Medalha Municipal de Mérito.

A cerimónia da entrega da condecoração realizou-se na Praça da Liberdade, em frente aos Paços do Concelho.

Do guia para as Condecorações Municipais, elaborado pela Câmara, na sua introdução, assinada pelo Presidente Dr. Bernardino Soares, extrai-se o seguinte:

Condecoração do SDL pela Câmara Municipal de Loures“Nas comemorações dos 130 anos da criação do concelho de Loures, queremos condecorar as personalidades e instituições que se destacam pelo contributo dado para fazer de Loures um concelho cada vez mais justo, inclusivo e desenvolvido.

As condecorações municipais pretendem valorizar aqueles que, pelo seu trabalho, coragem e determinação, nos dão a esperança de que podemos construir uma sociedade mais justa.

Esta elevada distinção, merecida certamente por muitos outros neste concelho, é o reconhecimento público pelo Município e através dele por toda a comunidade, do valor dos que em cada ano são escolhidos.”

No mesmo guia, já especificamente sobre o SDL, é referido:

A Pastoral dos Ciganos, já com três décadas de existência – IPSS em 1985, tem um longo e evolutivo trabalho com a comunidade cigana, na aproximação ao cigano/não cigano, no desenvolvimento do diálogo, na procura do entendimento e na compreensão das características culturais especificas e das normas de conduta, das necessidades desta população nacional.

… Em Loures destaca-se o trabalho da Pastoral dos Ciganos na União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação. O seu Centro na Apelação, Quinta da Fonte, apresenta um trabalho de mérito nas actividades de tempos livres, (…), e atendimento individualizado e de apoio, independentemente da etnia a que as pessoas pertençam, promovendo-se o convívio e a comunicação entre culturas, o respeito.

A participação no Contrato Local de Segurança de Loures, na Rede Social de Loures, na criação de iniciativas congregadoras das comunidades, como a Festa de Natal, a realização da Festa de Nossa Senhora da Fonte, apoio à Festa de São Salvador do Mundo e, particularmente, no seu protagonismo no Grupo Comunitário da Apelação, tem contribuído notoriamente para o reforço e apoio ao trabalho do Município para uma maior coesão social, tranquilidade e respeito por cada um.

É de realçar a enorme entrega, dedicação e altruísmo que os membros da Pastoral dos Ciganos têm dado à comunidade, no valioso e vigoroso trabalho de articulação entre as várias associações, o Município, e a União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação.”

A condecoração foi entregue pelo Vereador Nuno Miguel Botelho à Dr.ª Fernanda Reis, Presidente do SDL, que agradeceu a distinção, em nome da Instituição.

Seguem-se algumas fotografias do evento e da condecoração atribuída ao SDL.

Se gostou, partilhe com os seus amigos