Actividade da SDL - Pastoral dos Ciganos

Actividade da SDL

» A Instituição » Actividade da SDL

O Secretariado Diocesano de Lisboa da Obra Pastoral dos Ciganos é uma Instituição particular de solidariedade social (IPSS), em actividade há mais de 30 anos, que desenvolve trabalho com as franjas sociais mais desfavorecidas de toda a diocese de Lisboa.

 

Nas actividades em que se vem empenhando, nomeadamente com as famílias, contempla prioritariamente duas vertentes: a criança, na sua relação com a escola e crescimento harmonioso, na sua preparação para a cidadania; o jovem, apostando no complemento da escolaridade obrigatória e preparação para o mundo do trabalho.

 

Esta segunda dimensão de actividade carece de um empenhamento estrutural, pelo que nela se envolvem as responsabilidades das instituições que a podem viabilizar.

 

Por isso foi possível realizar alguns cursos de formação profissional, nomeadamente subsidiados pelos Fundos Europeus e pelo Instituto de Segurança Social. Contudo, porque muitas centenas, para não dizer milhares, de jovens abandonam a escola muito antes de completarem a habilitação mínima, tais cursos visam também um complemento de escolaridade viabilizando a preparação escolar e profissional destas franjas sociais.

 

Nos últimos anos tem implementado, em parceria com a Fundação Aga Khan, cursos de Competências Básicas, Cursos de Iniciação à Informática e cursos de Português para Todos.

Centros

Quanto ao trabalho com as crianças, ele é feito a nível do Pré-Escolar em 3 centros, designados por PANIÓLI (Olivais, freguesia dos Olivais), CHABORRILHO (Areeiro, freguesia do Areeiro) e MAJARI (Ameixoeira, Freguesia de Sta Clara), em Lisboa. Do mesmo modo se desenvolvem actividades de tempos livres tanto nos Centros PANIÓLI e MAJARI, como nos Centros OLIPANDÓ (Quinta das Laranjeiras, freguesia Parque das Nações, Lisboa), VERDINE (Apelação, união das freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Loures), SIRUGA (Zambujal, freguesia de Alfragide, Amadora) e MESTIPEN (Olaias, freguesia do Areeiro, Lisboa). Nestas actividades se integram crianças e jovens, num total que, em conjunto com o pré-escolar, ronda as cinco centenas. A todos é fornecido almoço diário e lanche. Nalgumas zonas mais problemáticas, muitos dos meninos tomam também o pequeno-almoço.

Para realizar a actividade a Instituição dispõe de cerca de 50 colaboradores e 8 voluntários.

 

Todos os apoios são bem-vindos, saiba como nos pode apoiar.

Se gostou, partilhe com os seus amigos